Corrigir alinhamento dos menus de navegação das postagens

A navegação dentro de um blog é fundamental para o leitor, mudar de uma postagem/página para outra é algo constante, e a função dos links de navegação, que se encontram no final das postagens/páginas é exatamente esta, fazer com que ele vá para outra página. Por padrão, os modelos do Blogger têm estes links estilizados conforme o tema escolhido e permite sua personalização.
Menus/Links de navegação centralizados corretamente
Entretanto, em algumas páginas, o alinhamento destes links não certinhos, mudando de posição constantemente, conforme exemplos abaixo.
Menus/Links de navegação centralizados incorretamente
O link "Ver versão para dispositivos móveis" aparece apenas quando visualizando o blog em um dispositivo móvel, mas com o modo desktop.
Para alterar este alinhamento, para que em todas as páginas o menu de "Página Inicial" esteja na mesma posição e não mais para a esquerda ou direita, é necessário fazer alguns pequenos ajustes. Aprenda a como fazê-los neste tutorial!

Estrutura

Inicialmente, vamos fazer algumas alterações na estrutura dos menus da nevagação.

1Vá em Modelo > Editar HTML > Clique na caixa de códigos > Aperte Ctrl + F ou F3 > Procure por <div class='blog-pager' id='blog-pager'>, você deve achar alguns locais com este código, procure até encontrar o trecho semelhante ao abaixo: <b:includable id='nextprev'> <div class='blog-pager' id='blog-pager'> [...] </div> <div class='clear'/> </b:includable> 2 Agora, substitua tudo de <b:includable id='nextprev'> até </b:includable> pelo código abaixo: <b:includable id='nextprev'> <div class='blog-pager' id='blog-pager'> <span id='blog-pager-newer-link'> <b:if cond='data:newerPageUrl'> <a class='blog-pager-newer-link' expr:href='data:newerPageUrl' expr:id='data:widget.instanceId + "_blog-pager-newer-link"' expr:title='data:newerPageTitle'> <data:newerPageTitle/> </a> </b:if> </span> <span id='blog-pager-home-link'> <a class='home-link' expr:href='data:blog.homepageUrl'><data:homeMsg/></a> </span> <span id='blog-pager-older-link'> <b:if cond='data:olderPageUrl'> <a class='blog-pager-older-link' expr:href='data:olderPageUrl' expr:id='data:widget.instanceId + "_blog-pager-older-link"' expr:title='data:olderPageTitle'> <data:olderPageTitle/> </a> </b:if> </span> <span id='blog-pager-mobile-link'> <b:if cond='data:mobileLinkUrl'> <div class='blog-mobile-link'> <a expr:href='data:mobileLinkUrl'><data:mobileLinkMsg/></a> </div> </b:if> </span> </div> <div class='clear'/> </b:includable> 3 Salve.

Estilização

Agora, é necessário aplicar alguns ajutes no estilo destes menus.

1Vá em Modelo > Editar HTML > Clique na caixa de códigos > Aperte Ctrl + F ou F3 > Procure por #blog-pager {, você deve achar algo parecido com isso: #blog-pager { font-size: 140%; } 2 Substitua o trecho acima pelo código abaixo: #blog-pager { font-size: 140%; display: flex; flex-wrap: wrap; margin: 0px auto; } #blog-pager span { flex-basis: 100%; flex: 1; } #blog-pager-newer-link { text-align: left; } #blog-pager-older-link { text-align: right; } #blog-pager-mobile-link { flex-basis: 200% !important; } 3 Salve.

Com estas alterações, o resultado que temos é o seguinte:
Menus/Links de navegação centralizados corretamente em todas as páginas
warning Atenção!
Testado somente no modelo Travel do Blogger.

Comentários

  1. Eu >acho< que essa área no meu atual layout está alinhada. E sim, eu só acho mesmo...
    Tutorial super necessário!

    (só apareci pra dizer 'oi' mesmo, não recebo atualizações do seu blog e quando vou ver tem 2 postagens novas, daí fico com vergonha de comentar muito tempo depois aaaa a partir de agora vou comentar mesmo que não seja um puta comentário interessante ;p)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm, será mesmo 👀

      (apareça sempre que quiser, você é mais que bem-vinda o(*^▽^*)┛)

      Excluir
    2. será? 👀
      eu já nem sei mais, as vezes *sempre* eu só ignoro coisas desalinhadas pra evitar estresse kkkkkk já me estressei demais tentando alinhar 'N' coisas, então agora estou na minha fase 'desconstruída.

      Excluir
    3. Não é desalinhamento, é conceito. E quem reclamar não entendeu :v

      Excluir
  2. Oiee neném =3

    O Alan e seus tutorais super necessários.. Dá até vergonha de postar tutorias achando que sabemos algo hahaha pois tu não arrasa, tu humilha :v

    Tu acredita que nunca fiz esse teste? Pois não entro no blogger pelo celular, na verdade nem paro para pensar na possibilidade de entrar pelo celular hahaha, agora eu fiquei encucada e vou fazer o teste e se tive desalinhado, advinha qual tuto irei usar? u.u

    Beijos xuxu >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo =3

      Aié, eu só sigo um padrãozinho pros textos e faço o passo a passo huahushauhsa

      Então, depois que eu percebi esse desalinhamento eu não consegui parar de olhar pra ele, fui obrigado a ajustar. Isso não acontece só quando visualiza por algum dispositivo móvel, mas pelo computador também. Fique à vontade pra usar o tuto :v

      Kissus~

      Excluir
  3. Olá, boa tarde!
    Fui realizar esse tutorial e não consegui, quando clico em visualizar, ele sobe um erro: "A solicitação tem um valor de entrada inválido. Atualize a página original e tente novamente.
    Error 400"...
    Sim, eu iniciei novamente meu processo de criar um layout. Haha. Já cansei de editar e criar... Mas, deixei o outro guardado, vai que um dia eu volte achar ele bonito, digo isso, pois já criei 2 layouts nesse meio tempo. Um completo na cor roxa e o outro em preto e branco, inclusive, o novo que estou fazendo é preto e branco também.
    Abraços e até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Acredito que esta mensagem seja específica do Blogger, talvez fechar tudo e abrir de novo funcione, pois pode acontecer da sua sessão no navegador ter expirado e a visualização do template tenha ficado inválida também. Refiz este tutorial em um blog novo e não apresentei nenhum problema... Se isso voltar a acontecer após fazer este tutorial, me chama no e-mail que tentarei te ajudar mais de perto :)

      Criar templates que nunca serão usados são quase um hobby pra mim, tenho algumas versões guardadas da época do We Heart HTML que provavelmente nunca verão a luz do dia, não excluo eles pois tem algumas coisas que usei neles que gostaria de reaproveitar no futuro. O importante é não esquecer deles xD

      Gostei da ideia de usar as cores preto e branco, acho que um template mais neutro seja interessante, talvez ter pequenos destaques em alguma cor específica (roxo, por exemplo) traria detalhes legais pra ele.

      See ya~

      Excluir

Postar um comentário

Fique à vontade para interagir e tirar dúvidas.
Peça tutoriais em Contato
Você pode usar as tags negrito (<b>), itálico (<i>) e links (<a>)
Comente com o link do seu blog para que eu possa visitá-lo ♪(^∇^*)